Pintar paredes é necessário no processo de reforma e construção de uma casa, mas também faz parte da manutenção do lar e é uma das formas mais eficazes de renovar os ambientes. Na crescente onda do “faça você mesmo” é muito possível trazer estilo e personalidade fazendo o trabalho sozinho, mesmo que você ache que não possui as habilidades necessárias para fazer pintura interna de casas.
Nesse artigo vamos te explicar que ainda que seja desafiador, é possível realizar essa atividade, sem frustrações e com um resultado impecável. Aqui está um passou a passo para um resultado satisfatório:
1- Prepare a superfície:
Digamos que você decidiu mudas as pinturas em paredes de sala. O primeiro passo é preparar a parede para receber a tinta. É necessário que as imperfeições estejam corrigidas e a superfície nivelada. Para paredes internas e fora de locais úmidos, a massa corrida pode ser utilizada. Já em ambientes externos que recebem água e umidade, o ideal é aplicar a massa acrílica.
Após a aplicação e a secagem do produto, utiliza-se uma lixa para afinar o acabamento. Para a pintura, há outros acessórios que são necessários, como o mexedor, a bandeja e o rolo. Use o mexedor assim que abrir a lata de tinta para deixá-la homogênea. Em seguida, despeje a tinta no fundo da bandeja. Na bandeja, é necessário retirar o excesso de tinta do rolo, evitando manchas na parede. Inicie fazendo movimentos em W na parede com o rolo, essa é a forma mais eficaz de otimizar a cobertura e a o aproveitamento da tinta.
2- Faça um planejamento e calcule de forma precisa a quantidade
18 litros de tinta pinta quantos cômodos? É uma pergunta que nos fazemos com frequência, logo, é muito importante que você leia os rótulos das embalagens e tenha uma trena em mãos. Antes de partir para a compra das tintas, meça as paredes e veja o quanto de área você terá que trabalhar. Os atendentes das lojas também são treinados pra te ajudar com esses cálculos, mas diversas marcas de tintas também disponibilizam aplicativos gratuitos que fazem esses cálculos.
3- Escolha tintas de qualidade e não esqueça dos acessórios
Trabalhe com uma tinta de qualidade, pois a cobertura e a durabilidade serão pontos dos quais vale o investimento. Com relação aos rolos e trinchas, que são mais conhecidas como pincéis, existe uma grande diversidade de modelos e tamanhos. Os rolos, por exemplo, podem ser sintéticos, de lã ou de lã mistas. Já as trinchas são utilizadas nos acabamentos mais finos, como rodapés ou contorno de teto.
3- Use a tecnologia a seu favor
Atualmente as tintas não servem apenas para trazer cor e acabamento, elas podem ter um papel importante na sua casa e na vida da sua família. As novidades não param de surgir, e as fábricas correm atrás de inovação a todo tempo, muitas vezes unindo todas as facilidades em uma só lata de tinta:
Tinta Limpa Fácil: Como o próprio nome diz, essa tinta apresenta muita facilidade na hora da limpeza. Qualquer sujeira pode ser limpa com bucha e sabão. Ideal para casas com crianças.
Tinta Sem cheiro: O cheiro é bem mais fraco e promete deixar o ambiente em 3 horas. Ideal para alérgicos, principalmente crianças.
Tinta Antibacteriana: Aplicada nas paredes evita a proliferação de bactérias. A marca promete que as bactérias ficam longe das paredes por até dois anos. É muito interessante para quem tem crianças em casa, que costumam colocar tudo na boca, principalmente a mão suja.
Tinta Anti-Mofo: evitam a proliferação de fungos nas paredes e no teto, evitando o aparecimento das manchas escuras.
4- Não pule etapas
Respeite todas as etapas de instrução, o tempo entre demãos e secagem. A cobertura total é alcançada com duas ou três demãos, contudo, o tempo de secagem varia de acordo com o clima do local e o tipo de tinta.
5- Cor bonita para pintar sala?
Todos os anos os grandes fabricantes de tintas lançam as cores de tendência do ano para pintura de ambientes e reformas de móveis. Nesta temporada, cores mais quentes e vibrantes são as apostas do mercado. Mas na hora de escolher, priorize as cores favoritas de acordo com estilo do morador. Uma boa alternativa é sempre pensar nas cores que combinam com o mobiliário existente ou em qual parede o revestimento será aplicado. É possível também utilizar simuladores de cor online para visualizar o resultado.
Gostou das nossas dicas? Você tem alguma dúvida? Manda aqui nos comentários.